ENTREVISTA ESPECIAL: Dunga, ex-capitão da seleção brasileira e ídolo do Jubilo Iwata
Publicado por
Fujiarte Redação
Dunga foi peça fundamental na conquista do tetracampeonato mundial pelo Brasil, sempre representando a raça, a disciplina defensiva e a organização. Para ele, esses valores são essenciais para o desenvolvimento humano. Sua trajetória de vida é um exemplo de determinação e superação, e podemos nos inspirar em sua jornada para também conquistar nossos objetivos, com esforço, dedicação e o compromisso de sempre dar o nosso melhor.
Durante uma visita a filial da Fujiarte em Iwata, Dunga compartilha suas reflexões sobre crescimento pessoal, reconhecimento, desafios e a evolução da comunidade brasileira no Japão. Com sua visão de liderança e experiência dentro e fora dos campos, ele nos traz uma mensagem de incentivo e valorização do esforço individual e coletivo.
O ex capitão em uma conversa exclusiva com a Fujiarte
Como você se sente em relação aos brasileiros que estão morando no Japão?
Dunga: Ver que os brasileiros estão sendo respeitados pelos japoneses e pelas empresas em que trabalham me enche de orgulho. Um brasileiro que vem para cá e faz a diferença, mostrando seu talento e sua capacidade, é motivo de grande satisfação para mim.
Na sua visão, além do esforço individual, o reconhecimento dos outros também tem um papel importante na nossa trajetória?
Dunga: O inimigo está sempre por perto, seja nos bons ou nos maus momentos. O que eu realmente quero saber é: quando alcançamos o sucesso, quem está ao nosso lado para nos parabenizar e reconhecer nossa vitória? Esse é o verdadeiro amigo, aquele que celebra nossa evolução. Na adversidade, muitos compartilham as lágrimas, mas o que realmente importa é saber quem comemora nossas conquistas.
Esse crescimento também se reflete na história dos brasileiros que vieram ao Japão para construir uma nova vida?
Dunga: Muitas vezes, nossos amigos e familiares têm dificuldade em aceitar nossa evolução, porque continuam na mesma situação. O crescimento pode incomodar aqueles que não mudaram.
Você aplica essa experiência na sua vida também?
Dunga: Sim. No passado, eu ficava bravo quando as pessoas diziam que eu tinha mudado. Mas, com o tempo e amadurecimento, percebi que mudar é necessário. Se não mudamos, ficamos estagnados. Precisamos evoluir como seres humanos e como profissionais. Muitas vezes, aqueles que não acompanham essa mudança não aceitam nossa nova realidade. Por isso, quando viajo e vejo brasileiros bem-sucedidos, sinto uma enorme alegria.
Como você enxerga a evolução dos brasileiros no Japão, tanto individualmente quanto como comunidade, buscando novas oportunidades e abrindo portas para outros?
Dunga: Acredito no conceito de elevar a régua: quanto mais brasileiros crescem, mais espaço se abre para que outros também possam prosperar. É assim que as oportunidades surgem. No passado, por exemplo, não existia a Fujiarte para auxiliar os brasileiros na busca por emprego no Japão. Hoje, essa realidade mudou, pois os brasileiros se esforçaram, mostraram sua capacidade e ajudaram a abrir novos caminhos.
Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar para os brasileiros no Japão?
Dunga: Quero agradecer ao povo japonês e à Fujiarte pela recepção e pelo convite. A todos os brasileiros que trabalham aqui, quero lembrar que vocês iluminam o caminho de muitas pessoas. Vocês são líderes em suas empresas, em suas casas, e estão no Japão por seu talento e capacidade. Acreditem nos seus sonhos! Ninguém vai realizá-los por vocês.
Todos os dias, ao acordar, lembrem-se do seu propósito. Por que vocês vieram ao Japão? Para trabalhar, serem respeitados, tornarem-se profissionais de alto nível. Acreditem nisso e lutem por seus objetivos. Dificuldades existem para todos, mas o que realmente importa é que, no final, chegaremos onde queremos estar.
Um grande abraço a todos e nunca desistam! Muitos desistem no meio do caminho, mas lembrem-se: os nossos sonhos estão sempre a apenas um passo à frente.
Dunga com a equipe da Fujiarte em Iwata
VEJA A MATÉRIA: Capitão do Tetra, Dunga visita a filial da Fujiarte